18/05/2018
Ainda existe espaço no giro d'italia, para um boa brincadeira.
BRINCANDO DE ESCONDE ESCONDE NO GIRO
Atacar uma fuga, não chegar lá, sumir da corrida e aparecer no fundo do pelotão. Essa foi a ação de Tim Wellens e Adam Hansen da Lotto-FixAll na 8ª etapa do Giro d'Italia disputada no sábado passado entre Praia a Mare a Montevergine di Mercogliano.
A notícia só veio a público na última quinta-feira através de uma matéria do site britânico Cycling Weekly, as câmeras nas motos e helicópteros, o comissário de vídeo e todo o pelotão não se deram conta da pegadinha feita por Tim Wellens e Adam Hansen.
Talvez tenham parado na estrada para tomar uma "Birra" como Hansen gosta de fazer com sua torcida no Alpe d'Huez, mas é difícil acreditar em tempos que praticamente toda a etapa é transmitida pela tevê que uma brincadeira dessas passe sem ser notada por comissários e equipes. Apesar de tudo a pegadinha mostra que no pelotão World Tour ainda há espaço para o bom humor e sacadas que remetem aos primeiros anos do ciclismo, antes da Primeira Guerra Mundial, quando alguns espertalhões buscavam atalhos para cortar caminho ou chegavam até a tomar um trem para chegar à frente dos demais competidores; outros tempos e as competições eram feitassem longas jornadas, a peça de Welles-Hansen entra para a história.
Na etapa entre Paia a Mare e Montevergine logo nos primeiros quilômetros de disputa uma fuga resolver se destacar do pelotão ganhou terreno. A dupla da Lotto resolveu ir à caça da fuga, aonde estava seu companheiro de equipe Tosh Van Der Sande. }Atás a equipe do líder Yates, tentou ir à caça, mas não conseguiu neutralizar as duas fugas. Hanse e Wellens colocaram uma passada forte, revezaram, revezaram e nada de chegar na fuga. Cansados de pedalar sem obter sucesso na sua empreitada a dupla optou por parar e ficar escondida atrás de um motorhome estacionado à beira da estrada e esperar até a passagem do pelotão principal .
Hansen, famoso por largar nas três grandes voltas desde 2012 (sim o cara faz Giro/Tour/Vuelta no mesmo ano), comentou a ação: “Tentamos atacar, conseguimos uma diferença muito boa, quase não podíamos ver o pelotão atrás, mas nos informaram que estávamos a 2m40 dos escapados. E aí pensamos que não iriamos conseguir". E aí surgiu a ideia da pegadinha: a diferença para o grupo era tão grande que pensamos: Vamos nos esconder e ver o que acontece'.,.
Como as câmeras estavam apontadas para a fuga e para o líder da competição, Simon Yates que rodava junto ao pelotão, a dupla estava fora dos “olhos” do público e ficou ali parada até a que a caravana passou, e assim os dois se reintegraram aparecendo perto dos carros das equipes para depois se encaixarem no pelotão. Muita gente ficou surpresa e não entendia o que estava acontecendo, outros perceberam que se tratava de uma piada e a turma do Yates ficou passada,afinal foram eles que deram ritmo ao pelotão para tentar dar caça à fuga.
foto: Tim de Waele / Getty Images
16/01/2018
18/12/2017
18/12/2017
22/10/2017
09/10/2017
03/10/2017
20/08/2017