02/06/2026
Hoje tem Amor-Exigente 💙💚💛🤍
Vem participar!
Nada muda se eu não mudar!
Informações para nos contatar, mapa e direções, formulário para nos contatar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Amor Exigente Campinas Cambuí, Rua Santos Dumont, 785, Campinas.
02/06/2026
Hoje tem Amor-Exigente 💙💚💛🤍
Vem participar!
Nada muda se eu não mudar!
30/05/2026
Cassiano convida 🎙️ Recado especial do Cassiano.GARANTA O SEU LUGAR:https://www.s...
29/05/2026
E nesta quarta semana de maio nossa gratidão ao voluntário de Amor-Exigente Fábio Magalhães da Silva por sua ótima palestra.
"Reforço o convite de participarem do nosso 7° Encontro Regional de Serra Negra. Em alta a Prevenção.
Com muitos palestrantes especiais, como o casal Dani e Nivaldo e Miguel Tortorelli.
E a palestra como se manter limpo por longos anos com o Antonio Valim e o Antonio Benedito, já conhecido de vocês.
E também o Dr. Maurício Barros falando em como lidar com o dependente que termina o tratamento.
Dia todo voltado à Prevenção.
Evento em homenagem a dona Mara, nossa mãe.
De uma forma carinhosa vamos fazer várias homenagens ao longo dia. E vai ser marcante para todos que estiverem lá.
Como dona Mara se doou pro Amor-Exigente, como ela transformou a dor em possibilidade de ajudar outras mães para não passarem pelo que ela passou. Serão momentos especiais e gostaríamos muito que vocês participassem desse Regional bom um time de craques:
Celso Garrefa, Dr. João Paulo Lotufo, Dra. Cineiva, Bernadete Maciel, Roberta Lima, Miguel Tortorelli, Dr. Maurício Barros, Paulo Leme, Antonio Benedito, Antonio Valim, Mara Silvia Carvalho de Menezes, Márcia Camacho Corder, Nivaldo Marques e Daniela Viviane.
Mas vamos conversar sobre o 5° Princípio Ético - Bondade
Transmitir os Princípios do Amor-Exigente observando as possibilidades de cada integrante.
Estou há 29 anos no Amor-Exigente e precisei fazer algumas coisas pra minha vida dar certo porque fiquei 16 anos na dependência química ativa.
Quando olho pra mim e me percebo, reconheço que preciso mudar alguns conceitos e valores.
Olho para os princípios e começo a fazer mudanças.
Paro de reclamar de tudo e de todos.
Começo a encarar a vida como de fato ela é.
Eu transformei minha vida de acordo com os valores que eu acho que devo mudar.
Tem pessoas dentro do Amor-Exigente que querem mudar a vida dos outros.
Só que muita coisa que deu certo pra mim pode não dar certo pra outra pessoa.
Preciso saber que aqui posso falar: pra mim deu certo isso ou aquilo.
Mas os princípios são flexíveis.
Cada um sabe o que precisa mudar e como utilizar os princípios.
Não é porque eu parei de usar dr**as que o meu exemplo possa servir pra todos.
Cada um de nós está num estágio e num momento próprio.
São pessoas afetadas emocionalmente que estão participando dos grupos. Pessoas que precisam de ajuda. Que tem o comportamento alterado pelos desafios enfrentados.
Quando vou deixar de ser adoecido no meu comportamento?
Só cada um pode falar. Cada um tem que encontrar seu caminho.
A gente está aqui porque precisamos estar aqui. Com esses conhecimentos que adquirimos aqui no Amor-Exigente é que vamos fazendo nossas mudanças.
A gente está aqui e, independente do tempo, quem acha que sabe tudo está totalmente enganado.
Codependência é um comportamento adoecido por viver com pessoas com uso de substâncias ou por viver a vida de outras pessoas.
A dependência química pode surgir por sérios problemas de relação familiar, relacionados com a infância.
Necessidade da busca de um prazer imediato.
Segundo um estudo feito pela Organização Mundial da Saúde, é a dopamina que faz eu fazer uma brincadeira com a Cris...
Ela foi professora do padre Haroldo.
Isso faz a gente rir, e isso é bom.
Quando temos uso de dr**as a dopamina dispara, mas não de forma natural, sobe de forma ativa. E com o uso a dependência se instala.
Eu f**ava triste, emburrado, irritado, nervoso e vazio sem o uso de dr**as.
Como viver sem o meu prazer imediato?
E agora que parei, como preencher o vazio?
Como viver em sobriedade com esse buraco dentro de mim?
Eu encontrei como preencher esse vazio na minha vida estando no Amor-Exigente! Participando dos eventos, fazendo eventos!
Nem a droga me dava tanto prazer como as atividades no Amor-Exigente.
Quando descobrimos que dá pra preencher esse vazio, a gente passa a gostar de fazer isso.
Há 35 anos tudo que eu fazia era besteira. E todos me olhavam por esse comportamento.
A neurologia explica que a gente não é, a gente está!
O rótulo f**a pra sempre?
Mas com Amor-Exigente eu aprendo que posso melhorar a cada dia. Sentir prazer por coisas boas.
Antes o prazer era momentâneo, muito pequeno perto do prazer que sinto hoje estando no Amor-Exigente e estar aqui falando com vocês.
Que a vida funciona melhor estando aqui no grupo.
Viver uma vida digna e honesta. Deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo. Aprendo a viver de acordo com minhas condições. Administro sentimentos, vivo em família.
Não exigir do outro o que ele ainda não pode fazer.
Aprendemos a mudar muita coisa.
Aqui ninguém é perfeito.
Não exigir de mim aquilo que ainda não sou capaz.
Não querer que alguém seja perfeito.
Não exigir que meu ente querido saia do tratamento sabendo tudo.
Não é assim, leva tempo.
Não são os seis meses que vão mudar tudo. Vai levar uma vida inteira pra mudar e trabalhar comportamentos e hábitos.
E, enquanto a pessoa estiver se conhecendo, poderá ir f**ando cada vez melhor!
Importante se sentir e ser útil para as coisas boas.
Aqui no grupo, se engajando, participando, se voluntariando.
Fazer café, trazer lanchinho, arrumar banners e cadeiras, participando.
A estrada é a mesma, mas cada motor tem uma potência e cada um fará o seu caminho e fará as mudanças necessárias pra f**ar cada vez melhor."
E gratidão à voluntária Cristina por sua linda Espiritualidade.
"O que você entrega sempre volta para você.
Não porque o universo faz contabilidade, mas porque tudo que nasce do coração encontra um caminho de retorno.
A energia que você coloca no mundo cria círculos invisíveis e eles giram, giram, até tocar você de novo.
Se você planta gentileza, encontra portas abertas.
Se oferece presença, recebe carinho.
Se age com verdade, cruza com pessoas que reconhecem sua luz.
A vida é um espelho sutil: devolve aquilo que você espalha, multiplica o que você compartilha, reflete o que você vibra.
Por isso, escolha sempre entregar o que você gostaria de receber: respeito, amor, paciência, fé, coragem.
Não porque alguém merece, mas porque você merece viver numa energia que te honra.
No fim, tudo volta e quando você aprende a entregar o melhor de si, a vida começa a devolver o melhor dela também."
A abertura foi feita pelos pelos voluntários Antonio Capriolli e Lúcia Vieira.
26/05/2026
Hoje tem Amor-Exigente!
Vem participar!
23/05/2026
E nesta 3° semana de maio nossa gratidão ao voluntário Fortunato por sua palestra muito esclarecedora.
"5º PRINCIPIO LIBERTADOR
Os Labirintos da Culpa.
Gostaria de iniciar nossa reflexão com uma pergunta simples, mas profunda: Quem aqui nunca passou uma noite em claro, sendo julgado pelo tribunal da sua própria mente?
Hoje vamos falar sobre o juiz mais implacável que existe: a nossa própria culpa. Vamos entender como esse sentimento funciona e como podemos nos libertar dele.
Eu sou culpado de que? De nada.
Eu tenho medo de que? De nada.
Culpa. Definição do Sentimento.
É um sentimento de violação de um código moral.
É sentir que errou, por ter falhado na educação, na orientação.
Remorso (por não conseguir reparar o erro).
A culpa crônica (paralisa).
O indivíduo atua como réu, juiz e carrasco de si mesmo.
Vamos diferenciar dois caminhos. O primeiro é o remorso saudável: você erra, sente o desconforto, pede desculpas e repara o erro. O segundo é a culpa crônica. Esta não reconstrói nada; ela apenas destrói. Ela se transforma em um tribunal interno implacável, onde você atua simultaneamente como o réu, o juiz e o carrasco, autopunindo-se por algo que já passou.
Da responsabilidade jurídica à liberdade emocional.
A culpa é uma das emoções mais complexas e universais da experiência humana. Psicologicamente ela se manifesta como um desconforto doloroso associado à sensação de ter violado um código moral pessoal ou social. Diferente do remorso saudável, que impulsiona a reparação de erros, a culpa crônica, muitas vezes, se transforma em um tribunal interno implacável, onde o indivíduo atua simultaneamente como o réu, o juiz e o carrasco.
A culpa na esfera jurídica:
No campo do direito, o conceito perde a carga emocional e ganha contornos técnicos e objetivos. A culpa jurídica é um dos elementos fundamentais da responsabilidade civil e penal. Ela se configura quando um indivíduo causa dano a outrem por meio de uma conduta voluntária, mas sem a intenção direta de prejudicar (nesse caso, o termo é o culposo). Mas, tem o caso do indivíduo que causa dano a outrem por conduta voluntária com a intenção de prejudicar (nesse caso o ato é doloso). O ordenamento jurídico divide a culpa em três vertentes clássicas:
Imprudência: Uma ação precipitada e sem a devida cautela.
Negligência: Uma omissão ou falta de cuidado com deveres preexistentes.
Imperícia: A falta de aptidão técnica ou habilidade no exercício de uma profissão.
Vemos muito no AE o que chamamos de complexo de culpa materna e paterna.
A família oferece as bases morais e os valores.
O ser humano é dotado de livre-arbítrio.
Influências externas e personalidade própria, são coisas inerentes do ser.
O Amor-Exigente sugere ou propõe?
Propomos uma libertação emocional necessária para pais e educadores.
Embora a criação e o ambiente familiar forneçam as bases morais e os valores de um indivíduo, a educação não é um sistema de programação infalível. Cada filho é um ser único, dotado de livre-arbítrio, personalidade própria e sujeito às influências do mundo externo.
Quando um filho adulto escolhe agir de forma errada, contrariando diretamente os princípios e o amor recebidos em casa, essa decisão pertence exclusivamente a ele. Os pais não devem carregar o peso do complexo de culpa por escolhas alheias. Educar é plantar a semente e oferecer as ferramentas; o caminho escolhido para caminhar é uma responsabilidade individual.
Reconhecer esse limite é o primeiro passo para a paz familiar.
O erro do filho adulto pertence exclusivamente a ele.
Valores ensinados não anulam a liberdade de escolha."
E gratidão também ao voluntário Edvaldo pela linda Espiritualidade.
"Um homem foi chamado à praia para pintar um barco. Trouxe com ele tinta e pincéis, e começou a pintar o barco de um vermelho brilhante, como fora contratado para fazer.
Enquanto pintava, viu que a tinta estava passando pelo fundo do barco. Percebeu que havia um vazamento e decidiu consertar. Quando terminou a pintura, recebeu seu dinheiro e se foi.
No dia seguinte o proprietário do barco procurou o pintor e presenteou-o com um belo cheque.
O pintor ficou surpreso:
- O senhor já me pagou pela pintura do barco! - disse ele.
Mas isto não é pelo trabalho de pintura. É por ter consertado o vazamento do barco.
- Ah, mas foi um serviço tão pequeno... Certamente, não está me pagando uma quantia tão alta por algo tão insignif**ante!
- Meu caro amigo, você não compreende.
Deixe-me contar-lhe o que aconteceu: Quando pedi a você que pintasse o barco, esqueci de mencionar o vazamento. Quando o barco secou, meus filhos o pegaram e saíram para uma pescaria. Eu não estava em casa naquele momento. Quando voltei e notei que haviam saído com o barco, fiquei desesperado, pois lembrei-me que o barco tinha um furo. Imagine meu alívio e alegria quando os vi retornando sãos e salvos. Então, examinei o barco e constatei que você o havia consertado! Percebe agora o que fez?
Salvou a vida de meus filhos!
Não tenho dinheiro suficiente para pagar a sua "pequena" boa ação.
Não importa para quem, quando ou de que maneira: mas, ajude, ampare, enxugue as lágrimas, escute com atenção e carinho, e conserte todos os "vazamentos" que perceber, pois nunca sabemos quando estão precisando de nós ou quando Deus nos reserva a agradável surpresa de ser útil e importante para alguém."
Abertura foi feita pelos voluntários Antonio Capriolli e Elvira.