07/05/2024
https://sul21.com.br/noticias/meio-ambiente/2024/05/tragedia-historica-expoe-o-quanto-governo-leite-ignora-alertas-e-atropela-politica-ambiental/
Essa foto é ótima, lembrei daquela música: É pau, é pedra, é o fim do caminho.
Espero que seja o fim do caminho para Eduardo Leite.
Por 6 anos esse governador, a serviço do capital, flexibilizou todas as leis ambientais estaduais de proteção ambiental, licenciou todo o tipo de empreendimento, sem análise idônea de impacto ambiental, autorizou a destruição da mata ciliar no entorno dos rios e liberou a construção em Áreas de Proteção Permanente (APPs). O resultado está ai: não tem vegetação para conter a chuva, não tem zona de amortecimento pluvial na beira dos rios e arroios, a chuva desce em alta velocidade, destruindo as barragens e invadindo as casas.
E quem segurou a força do Rio Guaíba (segundo o IBGE), enquanto pode? O velho Muro da Mauá, que ele pretendia derrubar para vender o Cais. Projeto esse que afundou, abraçado no Centro Histórico. O teve que engolir o orgulho, ou seria empáfia, e teve que pedir ajuda para o Lula, porque só colocou 50 mil na Defesa Civil para poder enfrentar essa tragédia.
Digo que o muro segurou o quanto pode, porque o prefeito Sebastião Mello, apesar termos tido 2 inundações ano passado, ele NÃO FEZ a manutenção nas comportas que deram problema ano passado, e nem nas casas de bomba. E o resultado está aí, em 41 o Rio Guaíba demorou 5 dias para chegar em 4,76. Agora, em 24, demorou 2 dias para bater o recorde . Começando no mesmo dia, 03/05.
Então, meus caros, foi uma catástrofe ambiental, sim. Mas a gravidade da tragédia foi diretamente responsabilidade de dois homens que foram eleitos para zelar pela cidade e pelo estado.
Não é o momento para procurar culpados? É sim. A culpa é deles!!! A Orla, case de sucesso dessa gestão, era coberta de mata ciliar, que por muitos anos, como uma esponja, absorveu boa parte da chuva de Porto Alegre, amenizando o impacto da água no Guaíba. Hoje, tapado de concreto, não só não absorveu nada, como também foi engolido pelas águas. E também o Parque Harmonia, que era uma zona de banhado e também contribuía no amortecimento pluvial.
E nas próximas eleições, eles têm que ser removidos, como fazem com a vegetação, ou derrubados, como queriam fazer como o Muro da Mauá.
Podem escolher.
Observação: Muito obrigada, Presidente Lula, porque se dependessemos só deles, estaríamos empilhando corpos. Com direito a rolê de jet sky e simulação de afogamento.
Tragédia histórica expõe o quanto governo Leite ignora alertas e atropela política ambiental Governo desfigurou Código Estadual do Meio Ambiente e sancionou construção de barragens em áreas de preservação, entre outras medidas
19/07/2023
16/09/2022
09/09/2022
03/08/2022
20/09/2020
19/09/2020