Bom di BOLA

Bom di BOLA

Compartilhar

O Bom di BOLA é um espaço dedicado ao desporto e aos atletas cabo-verdianos, residentes em Cabo Verde ou na diáspora.

Nome: Bom di BOLA

Data de criação: 5 de julho de 2017

Objetivos gerais:
- Contribuir para a criação de uma cultura desportiva em Cabo Verde.
- Desenvolver conhecimentos sobre a ética desportiva, revelando um espírito de "Fair-Play", aceitando a vitória e a derrota como factos normais decorrentes do jogo.
- Desenvolver o respeito pelas normas do espírito desportivo como consciencialização à respo

08/03/2026

Cesc Fabregas escrevendo o seu legado no Como 1907

● 2023: Cesc Fabregas decidiu aposentar-se enquanto jogador profissional do Como 1907.

● 2024: Ele ajudou o clube a ser promovido para a Série A enquanto treinador adjunto.

● 2025: Enquanto treinador principal fez o clube terminar a Série A no TOP 10.

● 2026: Está no TOP 4 da Série A (a 5 pontos do terceiro classificado, o Nápoles, e a 6 pontos do segundo, o AC Milan). O Como está prestes a classificar-se para a Liga dos Campeões no próximo ano e está nas meias-finais da Taça de Itália.

Espetáculo!

07/03/2026

O Tottenham vem de 5 derrotas seguidas e a um ponto de entrar na zona de despromoçao da Premier League.

Qual foi a última vez que uma equipa do Big Six foi despromovido?

● Arsenal - 1913
● Liverpool - 1954
● Manchester United - 1974
● Tottenham - 1977
● Chelsea - 1988
● Manchester City - 2001

04/09/2025

Qual. Mundial 2026: Cabo Verde vence Maurícias e reforça liderança do grupo

A seleção nacional de futebol venceu, esta quinta-feira, as ilhas Maurícias, fora de casa, por 2-0 em partida referente a 7ª jornada do grupo D de qualificação para o Mundial 2026.

Os golos de Cabo Verde foram apontados por Jovane Cabral e Diney Borges, aos 22 e aos 70 minutos respectivamente.

Com esta vitória Cabo Verde passa a somar 16 pontos e é o líder do grupo. Camarões 15 pontos, Líbia 11, Angola 10, Maurícias 5 e Eswatini 2, completam a tabela classificativa.

Bubista escolheu o seguinte 11 inicial: Vozinha (c), Diney, Roberto Lopes, Kevin Pina, Jovane Cabral, Dailon Livramento, Jamiro Monteiro, Sidny Cabral, Yannick Semedo, W***y Semedo e Steven Moreira.

Suplentes: Márcio da Rosa (GR), Bruno Varela (GR), Stopira, Kelvin Pires, João Paulo Fernandes, Ailson Tavares, Deroy Duarte, Laros Duarte, Telmo Arcanjo, Hélio Varela, David Moreira e Aléssio da Cruz.

Na próxima jornada, 9 de setembro, Cabo Verde recebe, no Estádio Nacional, a seleção dos Camarões.

📸 CAF
✍️ NRC

29/08/2025

Qualif. Mundial 2026: Bubista divulgou convocados para Maurícias e Camarões

O selecionador nacional Pedro Brito "Bubista" divulgou a lista dos convocados para o duplo compromisso de Cabo Verde (7ª e 8ª jornada), nos dias 4 e 9 de setembro, de qualificação para o Campeonato do Mundo 2026.

No dia 4, o embate será frente as Maurícias, no Estádio Côte d’Or National Sports Complex, às 15h. E no dia 9 de setembro, a seleção nacional recebe no Estádio Nacional, os Camarões, também às 15h.

De realçar que, no jogo da 8ª jornada, a receita da bilheteira a reverterá a favor das vítimas da tempestade Erin em São Vicente.

LISTA DOS CONVOCADOS:

● Guarda-redes
- Bruno Varela: Al-Hazm (Arabia Saudita)
- Josimar Dias ‘Vozinha’: GD Chaves (Portugal)
- Márcio da Rosa: Montana (Bulgária)

● Defesas
- Edilson Borges ‘Diney’: Al Bataeh (Emirados Árabes Unidos)
- David Moreira: Sporting (Portugal)
- Kelvin Pires 'Djack': SJK (Finlândia)
- João Paulo Fernandes: FC Otelul (Romênia)
- Roberto Lopes ‘Pico’: Shamrock Rovers (Irlanda)
- Sidny Lopes Cabral: Estrela da Amadora (Portugal)
- Steven Moreira: Columbus Crew (Estados Unidos da América)
- Wagner Pina: Trabzonspor (Turquia)

● Médios
- Aílson Tavares: Beitar Jerusalem (Israel)
- Deroy Duarte: Ludogorets (Bulgária)
- Jair Semedo ‘Yannick’: Farense (Portugal)
- Heriberto Tavares: Maccabi Netanya (Israel)
- Jamiro Monteiro: Zwolle (Países Baixos)
- Laros Duarte: Puskás Akadémia FC (Bulgaria)
- Kevin Pina: FK Krasnodar (Rússia)
- Telmo Arcanjo: Vitória SC (Portugal)

● Avançados
- Alessio da Cruz: Athletic (Brasil)
- Dailon Livramento: Hellas Verona (Itália)
- Garry Rodrigues: Apollon Limassol (Chipre)
- Jovane Cabral: Estrela da Amadora (Portugal)
- Hélio Varela: Gent (Bélgica)
- Nuno da Costa: Basaksehir (Turquia)
- Ryan Mendes: Kocaelispor (Turquia)
- W***y Semedo: Omonia (Chipre)

📸 GAFT Sports
✍️ NRC

28/08/2025

Está feito o sorteio!

Duelos de titãs e de "velhos conhecidos" na primeira fase da UEFA Champions League. A saber:

● Bayern Munique vs Paris-Saint-Germain
● Real Madrid vs Manchester City
● Liverpool vs Real Madrid
● Bayern Munique vs Chelsea
● Real Madrid vs Juventus
● Barcelona vs PSG
● Borussia Dortmund vs Inter Milão
● Chelsea vs Barcelona
● Inter Milão vs Liverpool
● Man City vs Borussia Dortmund
● Arsenal vs Bayern Munique
● Benfica vs Real Madrid
● Bayern Munique vs Sporting CP

Estes são apenas alguns dos 288 jogos nesta primeira fase. Algumas dessas equipas se defrontaram na época passada na mesma competição.

A primeira jornada é no dia 16 de setembro!

27/08/2025

Pafos FC, de João Correia, na Champions! 11 anos de existência!

O Pafos FC, do Chipre, clube onde atua o internacional cabo-verdiano João Correia (que marcou um dos golos no jogo da primeira mão), fez história ao se classificar pela primeira vez para a UEFA Champions League.

Fundado em 2014, Pafos torna-se no terceiro clube cipriota a disputar a competição. Esta conquista veio após uma vitória e um empate contra o Estrela Vermelha (Sérvia).

Além de João Correia, os portugueses Domingos Quina, Pêpê Rodrigues e Alexandre Brito e o brasileiro, ex-Benfica, David Luiz fazem parte do plantel do clube que só na época passada tinha conquistado, pela primeira vez, o título da principal liga cipriota.

● Um percurso de altos e baixos

A ascensão do Pafos não foi imediata. Logo na sua primeira temporada (2014/15), conseguiu a promoção à elite cipriota, mas a estreia terminou em despromoção.

O regresso surgiu em 2016/17, precisamente o ano em que o clube foi adquirido por Roman Dubov, empresário nascido na Hungria, mas radicado em Inglaterra há décadas, com experiência diretiva no Portsmouth e no Reading.

A chegada de Dubov marcou o início de uma nova era. O dirigente investiu na profissionalização da academia, na modernização das infraestruturas e, em 2020, concluiu uma remodelação profunda do centro de treinos.

Nas pré-eliminatórias enfrentou o Maccabi Tel Aviv, Dynamo Kiev e Estrela Vermelha, desafiando prognósticos que apontavam para a sua eliminação.

Fonte: A Bola
✍️ NRC

26/08/2025

OFICIAL: Bruno Varela na Arábia Saudita

Após cinco temporadas consecutivas a defender as cores do Vitória SC, Bruno Varela abandonou Portugal para assinar pelo Al-Hazm, da Arábia Saudita.

«A Vitória Sport Clube, Futebol SAD agradece ao internacional cabo-verdiano o empenho, a dedicação e o compromisso, desejando-lhe as maiores felicidades para o futuro em termos profissionais e pessoais», referiram no comunicado publicado nesta noite.

Bruno Varela coloca um ponto final numa aventura de 174 jogos em todas as competições com a camisola dos vitorianos. Além disso, sublinhe-se, assumiu a braçadeira de capitão e tornou-se um atleta importante na estratégia do clube.

Formado no Benfica, onde fez a sua estreia a nível sénior e na primeira liga portuguesa de futebol, Varela, além do Vitória SC, também já representou os seguintes clubes: Real Valladolid (Espanha), Ajax (Países Baixos).

Fonte: Zerozero

26/08/2025

Morreu Djodje Conceição, Medalha de Ouro nos Jogos CPLP 2025

Faleceu, esta terça-feira, 26 de agosto, o selecionador nacional sub17 Jorge Conceição. Carinhosamente chamado de Djodje.

"Vários anos ligado à Federação Cabo-verdiana de Futebol, como treinador das Seleções jovens, o Mister Djodje liderou os Sub-17, em várias competições, nomeadamente, CAN da categoria, torneios da UFOA e jogos da CPLP, entre outras, tendo desempenhado as suas funções com muita competência, e dedicação" pode ler-se na nota pesar publicada na página oficial do Facebook da Federação Cabo-verdiana de Futebol, assinada pelo seu presidente Mário Semedo.

Djodje, no mês de julho do corrente ano, liderou Cabo Verde a conquista da Medalha de Ouro na XII edição dos Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP, que decorreu em Timor Leste.

A terceira vez, em quatro edições consecutivas, dos Jogos da CPLP que Cabo Verde terminou no pódio. Só falhou a medalha em casa, quando a prova realizou na ilha do Sal em 2016. Ficou no 4º posto. Em 2014, em Luanda, foi Bronze e em 2018, em São Tomé e Príncipe, foi Prata, sempre orientado pelo selecionador Jorge "Djodje" Conceição.

Bom di BOLA apresenta aos familiares, amigos, e a toda comunidade desportiva, as suas sinceras condolências.

✍️ NRC

25/08/2025

Afrobasket 2025: Angola campeã 12 anos depois do último título!

Angola conquistou, este domingo, o Afrobasket 2025 (realizado em Angola) após "cilindrar" o Mali, 70-43, na final da competição.

Foi o 12º título para Angola, precisamente 12 anos após a última conquista.

● Países já conquistaram o Afrobasket:
- Angola: 12 vezes (última em 2025)
- Senegal: 5 vezes (última em 1997)
- Egito: 5 vezes (última em 1983)
- Tunísia: 3 vezes (última em 2021)
- República Centro-Africana: 2 vezes (última em 1987)
- Costa do Marfim: 2 vezes (última em 1985)
- Nigéria: 1 vez (em 2015)
- Marrocos: 1 vez (em 1965)

Além da conquista do título, é de Angola o jogador mais importante do Afrobasket 2025.

Sem surpresas, o base Childe Dundão foi eleito o MVP (Most Valuable Player), na sigla em inglês.

Ao lado de Bruno Fernando, Childe Dundão faz também parte do 5 ideal da prova. Que além dos dois angolanos conta com dois malianos e um senegalês. Childe Dundão (Angola) Brancou Badio (Senegal), Mahamane Coulibaly (Mali) Aliou Fadiala Diarra (Mali) e Bruno Fernando (Angola)

📸 FIBA Afrobasket
✍️ NRC

23/08/2025

"Todos os treinadores na formação dizem o mesmo, que o importante é formar o jovem e depois até na academia do Barcelona querem ganhar 25-0 e ganhar todos os títulos. Errado!

Escolham treinadores que apenas queiram formar e formar significa para mim, colocá-los em diferentes posições e não especializar um jovem que tem que saber a dificuldade de jogar em cada posição. E sobretudo, que joguem todos!

Na minha época, tive 2 anos, quase 3 que não joguei quase nada, porque era mais pequeno e não tinha força e só me formei porque treinava no melhor nível e tinha muito desejo.

E fui para um clube onde o nível era mais baixo mas fui super feliz e ali joguei muito.

Senhores, se o vosso filho não tem minutos nas camadas jovens do Real Madrid ou Barcelona, coloquem-no num nível mais baixo mas onde tenha minutos.

Aos treinadores de camadas jovens... se querem subir e chegar à equipa principal, não treinem crianças, porque a única coisa que vão procurar é o resultado e as crianças não necessitam dessa pressão."

🎙Luis Enrique, treinador do Paris-Saint-Germain, sobre os treinadores dos escalões de formação.

De realçar que Luis Enrique Martinez fez a sua formação no Sporting Gijon, onde depois jogou as duas primeiras épocas como sénior.

De seguida transferiu-se para o Real Madrid onde jogou durante 5 temporadas. Dos merengues, transferiu-se para o Barcelona. Ficou na Catalunha durante 8 épocas.

Sporting Gijon, Real Madrid e Barcelona são os três clubes que representou na sua carreira, enquanto jogador.

Quer que o seu negócio seja a primeira Ginásio em Assomada?

Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.

Localização

Categoria

Endereço


Cabo Verde
Assomada