Gina Matos - Yoga e Macrobiótica

Gina Matos - Yoga e Macrobiótica

Compartilhar

Yoga deriva da palavra "yuji" que significa "unir ou integrar". A filosofia do yoga visa a união d

14/02/2023

Inscrições abertas para o evento "Banho de Natureza, Yoga e Macrobiótica", dia 26 de fevereiro no Mosteiro de Tibães entre as 10h e as 12h30.

"O Despertar da (tua) Natureza" pretende conectar a essência humana aos ciclos naturaisnesta fase da chegada da primavera e à sua energia ascendente.

O programa inclui um "banho" de natureza pela esplêndida mata do Mosteiro, Yoga na envolvência de árvores de beleza ímpar e ainda uma introdução ao estilo de vida macrobiótico que respeita o ecossistema. 🌍🌳🤍

Inscrições e mais informações através do email bragaamexer@gmail ou do contacto 937463074.

Photos from Gina Matos - Yoga e Macrobiótica's post 10/12/2022

Maternidade 🤍

Ser Mãe é, para mim, a mais bela, altruísta e mágica função da Mulher.

Gerar um ser em nós é uma graça, um encanto maravilhoso que me fez sentir endeusada durante a gravidez e no pós-parto.
Vivi com intensidade e amor profundo cada fase da minha gravidez, usufruindo do processo, consciente de que era "casa", fazendo por acolher com amor e tranquilidade o ser que em mim gerava.

Cuidar da autoestima e da saúde na gravidez é crucial e assim, a prática de Yoga ( ) e de exercício especializado () a par com uma alimentação macrobiótica (.pt)
fizeram parte da minha gravidez para que esta fase maravilhosa fosse vivida com bem-estar e leveza. Mesmo tendo formação nestas três áreas, numa fase tão especial como a gravidez e pôs parto, procurei apoio qualificado para me poder colocar no lugar de aluna.

Da minha experiência com as recém mamãs, considero que todas as mães passam por uma grande provação, seja na gravidez, no nascimento ou puerpério, que pode deixar dor, trauma e mágoa. Numa sociedade em que a partir do momento em que a criança nasce e o cuidar da mãe passa para segundo plano, faço a minha parte em alertar para a importância do auto cuidado e lembrar as mães com quem me cruzo para o super poder que têm e pelo papel mais lindo e altruísta que desempenham. O facto de ser a ordem da vida, não diminui a grandeza do ato de dar à luz, de gerar e dar vida.

Há no pós parto, uma sensação de desamparo e de medo de errar por parte da maioria das mães. Costumo dizer-lhes "ouve, vê e sente a tua/o teu filho/a, melhor do que tu, ninguém a/o conhece". Aconselho a confiar mais no instinto e intuição maternal que assegurou a existência da espécie humana por milénios e "ouvir o coração de mãe" que sabe mais do que o que é racional por vezes!

Lembrar que o corpo da mulher, tão sexualizado e dependente de padrões e estereótipos sociais, na verdade, serve uma ordem natural e pode gerar, alimentar e cuidar do continuar da nossa espécie.
Convido cada mãe a olhar-se e a amar cada curva que a maternidade lhe trouxe, agradecer as marcas que permitiram ter nos braços os seus filhos e a honrar esse corpo como ele o é.

Como profissional do exercício físico, relembro que amar-nos como somos, não invalida trabalharmos para nos tornarmos na melhor versão de nós mesmos e a lutar (com consciência) por um corpo mais de acordo com o que quer que ambicionemos. Mas a mensagem que quero deixar é que uma mãe é muito mais do que o corpo que tem, da diferença do pré e pós parto que a balança demonstra. Somos casa, colo, alimento, amor... Somos o mundo de um bebé. Que nos amemos por nós, que nos amemos por eles/as pois ensinar o que é o amor só é possível amando-nos a nós mesmas primeiro.

08/12/2022

Nesta fase de outono a caminhar para o inverno despe-te do que é acessório e efémero, acolhe o abrandar de ritmo e de ação, consciente de que o foco deve estar no nosso centro, na nossa raíz.
Convido-te a mergulhar nas profundezas do teu ser e a encontrar-te em ti.
Respeita e abraça a quietude.

Observa a natureza, repleta de sabedoria que nos transcende... Atenta os seus ciclos...dia, ano, vida... Vê o recolher às tocas, a hibernação dos animais, vê como as árvores libertam das folhas que já não servem, escuta o silêncio que reina na vida natural e honra este saber, levando-o para a tua vida.

Aceita que tal como a árvore se foca no que é essencial e se desprende das folhas transitórias, para que o rigor do inverno seja mais fácil de suportar e para que a primavera tenha espaço para florir em ti e brotem novos projetos, novas criações, nova energia de arranque para concretizar num novo verão de expansão e conexão com os outros e com o mundo.

Tudo tem o seu tempo e abrandar (e até parar) pode ser o que a TUA natureza pede nesta fase.
Acolhe as necessidades do teu ser lembrando que o crescimento nem sempre tem de ser visto... Pois por vezes é necessário crescer a raíz para suportar os futuros novos ramos, flores e frutos da tua "árvore"...

Enraiza-te para crescer.

01/10/2022

"Parar para falar"
Espero que gostem do resultado final desta entrevista dedicada à natureza e ao desporto! 🍃🌿🤍

Muito obrigada à equipa da Braga'27 prestável e simpática que ajudou a tornar esta conversa com o Filipe Costa (Shore) leve, agradável e relaxada.
Votos de sucesso a todos!



04/09/2022

Mudanças a caminho... 🤍

Braga🔜 Mação

Esta mudança surge com o intuito de viver uma vida mais tranquila, em conexão com a natureza, com o meu ser e com a minha família nuclear. O estudo do Yoga e o aprofundamento da minha prática diária contribuíram para esta necessidade de mudança para um local com uma energia mais leve e com menos intensidade que a (minha linda🤍) cidade de Braga impõe na vida dos bracarenses.

A quem não pude transmitir diretamente, sintam o meu abraço e a minha gratidão por terem feito parte do meu caminho, por terem confiado em mim e se terem entregues às vivências a que vos desafiei, vivências estas que espero terem contribuído de alguma forma para o vosso bem e desenvolvimento pessoal.
Cada um de vós acrescentou algo ao meu ser e agradeço-vos por isso.

Obrigada do fundo do coração a quem nos estende a mão com carinho e abre as portas, tornando esta transição mais leve. 🙏🤍

Novos projetos se avizinham e também vos transmitirei as novidades.
Assim como vos convido também a partilharem as vossas, para que o longe se torne mais perto!

Até breve, seja em Braga, Mação ou em qualquer outro lugar! 🤍

Photos from Gina Matos - Yoga e Macrobiótica's post 15/08/2022

Tempo para SER🤍

01/08/2022

PAUSA NAS AULAS DE YOGA

Informamos que as aulas de yoga serão interrompidas durante o mês de agosto.
O Mosteiro de São Martinho de Tibães, a Braga a Mexer as professoras Gina Matos e Joana Barros desejam a todos BOAS FÉRIAS!

Até breve!

17/07/2022

Farewell day🤍

Last Thursday was the last training day with this very special Swedish couple who added a lot to me over the years they have trained with me.
Mr Lars started his Personal Trainement about 7 years ago and his contagious good mood and pleasant speech always have accompanied the workout. He always enjoyed to be challenged and was interested on trying out all the proposed exercises.
When his wife, Mrs Elisabeth, came to live in Portugal, she told me that she would only train for 1 month to learn how to use the material and do the exercises because "Personal Training was not something for her" but, after all, it ended up to be! The dedication and commitmentcommitment that Mrs Elisabeth showed in each workout was inspiring and her evolution was notorious!
I appreciate every share of wisdom I had received from both of them and for all the affection and comprehensive care I've felt over the years!

Dear Mrs Elisabeth and Mr Lars:
You will stay in my heart! 🤗
I wish your return to Sweden bring you the greatest happiness and may you maintain a healthy and active lifestyle!
May the reunion be brief! (Whether in Portugal, Sweden or perhaps in another part of the world) 🌍

10/07/2022

Yoga

Quer que o seu negócio seja a primeira Ginásio em Braga?

Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.

Localização

Telefone

Website

Endereço


Rua Do Mosteiro
Braga
4700-565