12/12/2025
Queridos/das, raramente venho ao Fecebook. Para acompanherem o meu trabalho / entratrem em contacto podem fazê-lo pelo Instargram:
https://www.instagram.com/sara_vale_doula_bailarina/
Obrigada!
18/04/2024
PARTO DOMICILIAR APÓS INDUÇÃO, COM GOSTO DE REDENÇÃO.
É sempre curioso (e diferente!) acompanhar mulheres que procuram um parto diferente depois de uma primeira experiência de Indução. Por que na verdade, não sabemos como vai ser. Sim, cada parto é diferente, mas se a comparação é um parto induzido, com contrações artificiais, e muitas vezes, muito mais intensas e aceleradas que as que nos daria a fisiologia, um trabalho de parto espontâneo, permanece um mistério.
Será que vai ser mais rápido? Ou menos?
Será que vou sequer reconhecer que estou em trabalho de parto ou com contrações? (Vais! 😛)
Vai ser menos intenso? Ou nem por isso?
Esse parece estar a ser o mote dos últimos partos para os quais fui convidada: segundos filhos depois de indução. 😅
E foi tão lindo constatatr que cada mulher é tão distinta. Para uma o tp chegou e era perfeitamente suportável quase até ao final. Noutra a sensação de andar à deriva foi o que mais marcou o seu processo. Noutra um latente chatinho que nunca mais desenrolava seguido de um parto tão rápido que a sua mente nem teve tempo de acompanhar o que o seu corpo fazia, ditou o chegar daquele bebé.
Mas a sensação comum que ficou destas experiências foi a de redenção. De “poderia ter sido assim à primeira”. De cura de um parto em plena pandemia com tantas restrições que não faziam sentido nenhum.
Maravilhoso de se testemunhar. E nunca, nunca “passa de moda”. Aquele momento de “CONSEGUI”. Nunca duvidámos. You rock. 💗
14/04/2024
Abril é o Mês da Consiêncialização da Cesariana.
E gostava de reconhecer a força, coragem e resiliência das mães que acompanhei e passaram por um parto por cesariana.
Cada cesariana é diferente.
Ás vezes traz alegria, às vezes trauma.
Às vezes é planeada ao pormenor.
Outras acontece inesperadamente e na emergência.
Passar por uma cesariana implica uma intensa recuperação física, e o lidar com emoções complexas. Integrar e por vezes, fazer-se o luto do parto sonhado. Principalmente sabendo que a cesariana traz riscos, tanto para a mãe como para o bebé.
Mas sim, tem o seu lugar, e salva vidas.
E como tantas outras escolhas, é válida e pode ser tão, tão bonita.
Power to you mamas.
Tanto orgulho em vocês.
📸 partilhada com autorização da minha querida Maria Pinto Teixeira 💗. Tirada numa cesariana muito feliz.
23/03/2024
10 Years as a Doula
Faço sempre anos de "doulices" na Semana Mundial da Doula.
Há 10 anos atrás, formei- me doula em Inglaterra com a and I have never looked back.
Uns meses depois larguei o meu trabalho "chato", bem pago e seguro, e 9 meses depois nascia a Associação , pois ser Doula neste sistema era dose, sem conseguir canalizar o meu ativismo.
Mas que grande aventura. Agradecida por estar rodeada de tantas pessoas inspiradoras que ao longo destes anos me apoiaram, deram colo e asas para voar.
O que mais gosto nesta vida, é a possibilidade de me maravilhar, deslumbrar e apaixonar por cada mulher, casal e história. Nunca perde a magia, a jornada de conhecimento e aquele primeiro choro. 💗
Obrigada, obrigada, obrigada. Aprendi com todas.
14/02/2024
UMA CESARIANA PODE SER UMA COISA MUITO BONITA ~ First baby birth story
Uma cesariana pode ser a escolha que volta a colocar a mulher no centro das decisões, depois de horas e horas de um latente fraco, mas já chatinho o suficiente para moer.
Uma cesariana pode ser melhor que uma indução.
Uma cesariana com tempo, calma e repleta de escolhas importantes para ela é melhor que uma cesariana de emergência.
Algumas desacelerações da bebé, preocupantes aqui e ali. Progressão lenta. Cansaço. Mais desacelerações. Mas uma equipa amorosa, disposta a esperar, sem alarmismos, atentos mas sem pressa.
Não. Isto não me soa bem. Estou preocupada. Não quero mais 12 horas disto e amanhã uma indução. Estou preocupada com a bebé.
Lágrimas.
Chega uma altura, que alguém tem de o dizer em voz alta. E desde quando, é que a palavra "cesariana" é blasfémia?
Tu mandas. Será como tu quiseres. O que te tranquilizava?
Quero- a nos meus braços.
Nestas coisas não há certo nem errado.
Quero uma cesariana.
E assim foi. E foi tão bonito. Respeitoso. Calmo.
Sem arrependimentos. Ela foi dona do seu processo. A equipa apenas a seguiu e acolheu.
E eu vou para casa de lágrima boa ao canto do olho.
Bem- vinda pequenina. A tua mãe é uma leoa.
08/02/2024
PREGNANT & LOST IN TRANSLATION, is an online workshop meant to support you giving birth aboard. Pregnancy, birth, and parenthood is a special time, but it can also be a daunting one. Especially when doing it away from home, family, and friends.
In this workshop we will explore your options while giving birth in Portugal, how to choose your preferred place of birth and why that matters, your rights, evidenced based support, the Portuguese maternity system, the timeline of your care, along with your most pressing questions, fears, doubts, and dreams about your upcoming journey.
And believe me when I tell you: Portugal can be a great place to have a baby…you just need information and know where to look! 😉
This first edition will take place on Tuesday February 20th at 3 pm (Lisbon/London time).
Have you saved your spot yet? 🤗
DM me for more information. 💫
30/01/2024
AMEAÇA DE PARTO PREMATURO?.... ~ Um dia de cada vez- 3rd BABY BIRTH STORY
O nosso viajante apressado pregou- nos um valente susto às 25 semanas de gestação. A querer vir cá para fora. Calma, calma pequenino. Mantém- te aí dentro do forninho mais tempo para vires mais forte.
Esta gravidez foi assim, passito a passito.
Passadas as 30 semanas, já com a maturação dos pulmões feita, celebrámos.
Quando deixou de estar internada, celebrámos.
Às 34 a esperança cresceu tanto que até elaborámos o Plano de Parto.
Às 36 fomos à consulta do Plano de Parto.
Que bem que soube estar fora de perigo, (quase) termo, com todos os seus desejos para o parto realisticamente possíveis.
Mas este rapazinho gosta de suspense. Bolsa rota. Às 36+1. Bolsa rota e.....nada.
Bolsa rota e tudo bem, e.....NADA.
Desde o início que a força, coragem e tenacidade desta mulher me inspirou. Este limbo entre a bolsa rota e falta de trabalho é um lugar difícil de habitar. Mas ela fê- lo com a mesma graça, calma e coragem de sempre.
Por fim, teve mesmo de ficar internada. Na manhã seguinte começaria a indução. Que ironia passar a gravidez toda com medo que o parto se dê e depois ter de se induzir... 😳
Custou- me deixá- la lá.
No céu, a lua cheia brilhava. 🌕
"LUA, LUA.....HOJE PODIAS FAZER JUS À TUA FAMA TRAZER ESTE MENINO.... "
Assim foi. 🙃 Qual indução qual quê. Este bebé gosta mesmo de dar espetáculo!
O parto avançou seguidinho, fisiológico, intenso. Como ela queria.
O Sol subia ☀️🙂 e o bebé descia 🙃
Um períneo íntegro, um bebé de termo,
E ela, a guerreira de sempre. Uma inspiração.
De destacar a equipa do Hospital Garcia de Orta, que como sempre, tem aquele equilibrio perfeito entre quando intervir e quando deixar estar. Com uma mestria profissional e humanização sem iguais. Compreendem e respeitam o verdadeiro significado da Recusa Informada.
As coisas que "conseguimos" neste parto, não teríamos conseguido em mais sítio nenhum. 🙏🏼🤍🦄💕
23/01/2024
HOME SWEET HOME ~ First baby birth story
Conheci este casal querido assim que viram as duas linhas positivas do teste de gravidez. E talvez por isso parece que estamos juntos há uma vida. Às vezes é assim. E é tão bom haver tempo para nos conhecermos mesmo bem, para a informação das sessões assentar, e para irmos explorando opções, decisões e vontades. 💖
A decisão de que o parto seria em casa não ganhou logo forma. O privado.....o público....tudo tão lonfe de casa.....incerto, caótico, imprevisível....
E se fosse em casa? 🥲
Querem mais informações sobre isso? Falar com algumas profissionais e fazerem todas as perguntas que são importantes para vocês?
Foi aí que se deu o click. "Pela primeira vez sinto- me entusiasmada com o meu parto." - boa, isso é importante.
I think we're onto something.... 🦄 🤍
Este foi daqueles partos que visto de fora pode parecer que foi "rápido" . Mas teve dias e dias de preparação. Contrações, sensações, sonhos. Como que um mini trabalho em doses homeopáticas. Nada de intenso mas certamente algo já tinha começado.
Quero que nasça neste dia. E a esta hora. - disse ela.
E ASSIM FOI! 🤯
Movido por algo profundo, sábio, intenso e certeiro, derrepente tudo se intensificou.♥ "Derrepente" estava a fazer força e na hora e dia *exatos* ao que ela tinha previsto, este rapazinho nasceu. Rodeado de calma, amor, dos seus pais babados e de uma avó maravilhada que veio de longe para testemunhar este momento.
And all is well with the 🌎
31/12/2023
HOW WE BIRTH MATTERS ~ Obrigada 2023
2023 foi repleto de Bebés, Partos, Super Mães e Pais💪🏻 ❤️
Foi um prazer poder caminhar a vosso lado, e ser convidada a testemunhar momentos tão sagrados e íntimos.
Obrigada, obrigada, obrigada.
Aprendi com todas.
O que este trabalho me mostra todos os dias, é que há muitas razões para acreditar, e continuar.
E que os partos 🦄 existem, por vezes nos diagnósticos, conjuntura ou locais mais improváveis. 💖
Venham os bebés de 2024 em alegria, respeito e amor 🤍
📸 by me, shared with permission🙏🏼
23/12/2023
IN HER OWN SWEET TIME ~ First Baby Story
This baby was taking her time. She was in no hurry whatsoever to come Earthside. There were small signs here and there of eminent labour but nothing definite. Dates, timetables and deadlines: unfazed by it all. Patience seemed to be the lesson here. And so, mamma waited.
But things can change in a second, and so they did. The bright full moon called her in and the waves came crashing.
From the beginning, it was beautiful to see this couple's love as they called their baby girl out. Like they were doing this together ❤
The day merged into night. That's when tiredness sets in everyone's but especially, hers.....
"You can't help but love someone that's working that hard, and putting out great, pure effort to have a baby."
And there is a point in every birth when EVERYONE is pushing. If we could, we would take turns. But no. She must walk this path alone. We cannot carry her. We can only walk alongside her, and believe.
Sometimes, I pray at births. I'm not a religious person, but certainly a spiritual one.
Come on, come on, open the gates and let this babe through.
Birth works.
It's progressing.
Soon we'll see this little one emerging.
Please.
Birth works well when un observed. She told everyone to leave. Moved to the tiniest corner of the bathroom.
Baby only wanted mum and dad there. 😏 So obvious and yet so surprising....
It felt like Christmas. 💫
She's here!
16/12/2023
QUANDO OS BEBÉS FINTAM A INDUÇÃO ~ 1st Baby Birth Story
Às vezes o parto sai do precurso sonhado. E às vezes....volta. 😉
Uma diabetes gestacional com indução marcada. E na madrugada anterior....a pequena viajante deu um ar de sua graça. O trabalho de parto veio para ficar. Já agora ficava- se em casa, a navegar. Mas não. Estamos em contingências, em Portugal, num fim de semana, e se não aparecesse, disseram- lhe que "perdia a vez". Não quis arriscar.
Seguiram- se 7 HORAS na urgência a fazer ctg on and off à espera de quarto. 😳
Contado ninguém acredita.
Ultrapassados os obstáculos da conjuntura, este foi daqueles partinhos que a cada contração, se vê que está um passo à frente. Galopante. Daqueles em que " já não há tempo para e epidural" 🤭
De salientar o apoio de uma equipa tão ocupada mas amorosa, que acolheu o facto de ela querer o seu parto fisiologico. Apoiaram, encorajaram sem interferência. Com confiança no processo.
E no banco, ela nasceu. É tão bonito ver, e crer que o parto funciona. O corpo sabe.
Esta mulher parecia uma leoa. Sabia exatamente o que fazer. Seguiu o que sentia e lá foi ela.
Women are amazing. Just let them be and you will see.
03/12/2023
E TU, TAMBÉM TIVESTE UM PARTO "NORMAL"?
Grande parte das rotinas hospitalares atuais, não têm por base a evidência ciêntifica, nem tão pouco, a escolha e vontade das mulheres / pessoas grávidas.
São uma espécie de cocktail onde se mistura o que dá mais jeito à instituição, mitos urbanos, o patologizar da gravidez e parto e......o hábito.
Se formos mais fundo, fizermos algumas perguntas e averiguarmos a última evidência, muitas das intervenções atuais já não têm razão de ser.
Está na altura de tratarmos cada pessoa como o ser individual e poderoso que é.
O DISCLAIMER DO COSTUME ~ as intervenções foram inventadas para resolver problemas, e ainda bem que existem. Têm o seu lugar.
Se conheces aquela pessoa que:
"Ainda bem que estava no hospital"
"A indução salvou aquele bebé"
"Pariu lindamente deitada"
...you get the geist!
Ótimo!
É quando submetemos TODAS as pessoas a algo ROTINEIRO que deixamos de pensar e normalizamos o dogma.