a nova federação Constatamos, como dançarinos, que somos apenas instrumentos para a promoção pessoal das pessoas responsáveis por essas mesmas instituições.
A Federação Nacional de Dança surgiu do descontentamento com a actual realidade que se vive nas instituições responsáveis pela Dança de Salão/ Dança Desportiva em Portugal. Assim, não se verifica uma preocupação suprema pelo bem estar dos dançarinos, mas sim pelos seus próprios interesses pessoais. Sentimos, que estas entidades não respeitam os dançarinos! E, foi nessa condição que nos reunimos p
ara criar a F.N.D. Esta Federação foi construída com a força e o desejo de mudar esta realidade. E porque acreditamos que a Dança de Salão/ Dança é uma arte, que merece respeito, a nossa luta vai continuar no sentido de fazer este nosso sonho crescer.
É nosso objectivo promover o desenvolvimento da Dança de Salão/ em Portugal com rigor e seriedade, de uma forma livre. Acreditamos que o expoente máximo da Dança de Salão/ Dança pode ser atingido se os Dançarinos tiverem liberdade de escolha, sem estarem sujeitos a regras desactualizadas do contexto dos dias de hoje. Assim, queremos desenvolver uma Federação em que todos os dançarinos tem liberdade de escolha, podendo Dançar nas nossas competições, independentemente de estarem registados noutra Federação ou Associação. O nosso objectivo, é desenvolver em Portugal, de uma forma coerente a Dança e não nos prendermos com questões meramente institucionais, que apenas condicionam a Dança e a transformam naquilo que ela não é. Deste modo, na F.N.D.podem registar-se atletas como independentes, escolas ou associações. A F.N.D.. autoriza a participação de qualquer dançarino nas suas competições, desde que registado na nossa Federação. A F.N.D.uautoriza que os dançarinos dancem em competições organizadas por outras Federações ou Associações. Os dançarinos são livres, sendo o desenvolvimento das suas competências pessoais a nossa maior preocupação.
É nosso objectivo proporcionar aos nossos dançarinos formações e workshops de grande qualidade, de modo a que estes possam desenvolver todas as suas potencialidades. Queremos trabalhar com o objectivo único da promoção da Dança de Salão em Portugal, criando condições que proporcionem o bem estar de todos os dançarinos. A qualidade e o rigor na Dança é o mais valioso e tem de estar acima de qualquer instituição. Assim, foi com orgulho imenso que foi criada esta Federação livre, porque só assim a Dança de Salão/ Dança Desportiva pode ser desenvolvida pela arte que representa. Este é o nosso objectivo e é por ele que vamos lutar com a ajuda de todos.